stat counter

Transpiração excessiva. Como acabar com o suor e o mau cheiro?

O que é a transpiração?

Você sofre de transpiração excessiva? Antes de mais nada, vamos entender que a transpiração nada mais é do que uma reação natural do organismo para combater as toxinas, com o intuito de proteger a pele da ação de fungos e bactérias, além de servir como regulador da temperatura do corpo, com a função de dispersar o calor através da evaporação da água.

Transpiração e o mau cheiro:

Por que nosso suor tem mau cheiro?

Saiba que na realidade, o suor produzido tanto pelas glândulas écrinas, quanto pelas apócrinas, não possuem mau cheiro.

O mau cheiro ocorre quando o suor é expelido e alterado pelas bactérias que existem no ar. Essas bactérias se instalam sobre nossa pele, normalmente nos locais mais úmidos de nosso corpo, como axilas e virilhas e liberam um ácido que deixa o cheiro tradicional do suor que todos conhecemos.

O suor produzido pelas glândulas apócrinas é rico em proteínas, açúcares e gorduras e são um excelente alimento para essas bactérias.

Transpiração excessiva:

A transpiração excessiva pode ocorrer devido a diversos fatores, como alterações hormonais, aumento das atividades físicas ou até distúrbios emocionais.

Quando estamos estressados ou em situação de tensão, nossas glândulas sudoríparas são estimuladas através de um neurotransmissor conhecido como acetil colina, que é liberado nestes casos.

Como acabar com a transpiração excessiva?

Na verdade não existe um remédio milagroso para o suor, o mau cheiro e a transpiração excessiva, tudo o que podemos fazer funciona apenas como um paliativo.

Confira abaixo:

- Desodorantes: Funcionam como inibidores da ação das bactérias que se proliferam em nosso corpo a partir do contato com a umidade.

- Antiperspirantes: Secam a secreção do suor que é produzido pelas glândulas sudoríparas.

- Procure não utilizar tecidos sintéticos, pois eles dificultam a evaporação do suor, contribuindo para o excesso de transpiração e consequente mau cheiro.

- Prefira sempre meias de algodão, que tem como principal aliado absorver a transpiração.

- Evite calçados com solas de borracha, pois eles impedem a evaporação do suor.

- Nunca passe desodorante após a depilação. O ideal é que espere pelo menos 24 horas para fazê-lo.

- O ideal é passar sabonete antibactericida, antes de passar o desodorante nas axilas.

transpiracao excessiva Transpiração excessiva. Como acabar com o suor e o mau cheiro?

Transpiração excessiva.

Voltar ao início do Corpo a Corpo.net

Article by Corpo a Corpo

O Corpo a Corpo.net nasceu com a missão de divulgar saúde e hábitos saudáveis, para que possamos viver melhor e mais felizes. Encontre-nos no Google+

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title="" rel=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>

Curta o Corpo a Corpo.net:

Receba nossas matérias por e-mail

Insira seu e-mail