stat counter

Sintomas da má digestão. Verdades e mentiras da indigestão.

Como evitar a má digestão?

Faça refeições regularmente, em ambiente tranqüilo, e coma devagar, mastigando muito bem. Não se esqueça de nenhum dos nutrientes abaixo:

- proteinas (carnes ou peixe).

- carboidratos (arroz ou massa).

- fibras (legumes ou verduras e frutas).

Evite frituras e alimentos gordurosos.

Qual o tempo da digestão das proteínas e lipídios?

É bastante difícil dizer quanto tempo o corpo leva para digerir as proteínas e os lipídios.

O processo da digestão se inicia na boca e termina nas fezes, o que leva em torno de mais ou menos seis horas. Mas, se considerarmos o estágio mais importante de todo esse processo, podemos falar em torno de duas horas.

Quanto aos alimentos gordurosos, eles costumam demorar mais para se deslocar do estômago para o intestino. Por isso, nos sentimos saciados por mais tempo.

Beber líquido durante as refeições dificulta a digestão?

As bebidas dilatam o estômago, aumentando o volume gástrico. Quem toma um suco, refrigerante ou mesmo água junto da refeição, tem grandes chances de acabar com aquela sensação de barriga cheia demais. Além disso, muita gente acaba comendo mais do que deveria, porque acha que a bebida ajuda a comida a descer.

O ideal é deixar para tomar líquidos antes ou depois das refeições.

ma digestao 300x266 Sintomas da má digestão. Verdades e mentiras da indigestão.

Verdades e mentiras sobre a má digestão.

O café após as refeições dificulta a absorção de nutrientes, principalmente do cálcio?

Algumas substâncias alteram, a absorção e o aproveitamento de nutrientes, principalmente vitaminas e minerais. No caso da cafeína, ela pode agir sobre o ferro e o cálcio.

A cafeína é uma substância diurética, favorecendo também a perda de cálcio pela urina.

A má digestão causa mau hálito?

Não. O mau cheiro na boca até pode aparecer em pessoas que sofrem de refluxo, mas não há relação entre os males digestivos e mau hálito. Se você desconfia que está passando por esse problema, marque imediatamente uma consulta com um dentista ou otorrino. Na maioria das vezes, o mau hálito acontece por causa de doenças na boca, dentes, gengiva ou garganta.

Remédios para auxiliar a digestão funcionam?

Sim, mas nem pense em se precipitar e correr para a farmácia ao primeiro sinal de má digestão. Só seu médico tem condições de avaliar o caso e decidir se vale a pena lançar mão de medicamentos e qual o tipo indicado para o paciente. Se mal empregados, esses remédios podem provocar grandes efeitos colaterais, como sonolência, cefaléia, fadiga, náuseas e distúrbios visuais.

É verdade que é perigoso tomar banho após as refeições?

Não, é puro mito. Tome seu banho após comer sem nenhuma preocupação. Se realmente fizesse mal, os mergulhos tão comuns em festas à beira da piscina, com churrasco, seriam uma calamidade, da mesma forma que passar o dia inteiro na praia seria uma loucura. O grande perigo, na verdade, é comer um prato de alimentos pesados e, logo depois, fazer algum exercício que exija demasiado esforço físico. Não existe nenhuma prova de que tomar banho depois da refeição possa fazer algum mal

O que ocorre no organismo quando comemos demais ou atacamos alimentos pesados à noite?

Quando comemos muito antes de cair na cama, sobretudo com alimentos gordurosos, a digestão fica mais lenta, causando grande desconforto abdominal. Além disso, o estômago empanturrado comprime o tórax, o que atrapalha a expansão do pulmão, dificultando a respiração. Mas não dá para afirmar que comer demais ou errado cause problemas para dormir, como muita gente pensa.

Os chás ajudam na digestão?

Eles são ricos em óleos essenciais, que aumentam a secreção dos sucos digestivos, estimulam o movimento peristáltico do intestino e favorecem a irrigação do sangue. Os chás podem ser tomados antes, durante ou depois das refeições, mas são mais eficientes se ingeridos no final e, de preferência, quentes.

Confira:

Hortelã: Facilita a secreção da bile, que digere gorduras.

Carqueja: Aumenta a secreção de sucos e inibe a formação de úlceras.

Camomila: Antiespasmódica, auxilia quem sofre de cólicas intestinais.

Boldo: Diminui os gases e reduz a prisão de ventre.

Erva-doce: Ajuda a digestão como um todo e também é antiespasmódica.

Fonte: Saúde é vital

Voltar ao início do Corpo a Corpo

Article by Corpo a Corpo

O Corpo a Corpo.net nasceu com a missão de divulgar saúde e hábitos saudáveis, para que possamos viver melhor e mais felizes. Encontre-nos no Google+

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title="" rel=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>

Curta o Corpo a Corpo.net:

Receba nossas matérias por e-mail

Insira seu e-mail