stat counter

O que é a pele? Quais os tipos e camadas da pele?

O que é a pele?

A pele é um tecido elástico e flexível, que cobre externamente o corpo, é formada por células e é impermeável. É o maior órgão do corpo humano e tão vital quanto o coração.

É a pele que proporciona a percepção sensorial de frio, calor e regula a temperatura do corpo. A perda de uma determinada quantidade de pele pode ser fatal para o nosso organismo.

É necessário cuidar muito bem de sua pele, pois ela múltiplas e importantes funções, protege o organismo contra perda de água evitando seu ressecamento, auxilia na eliminação de substâncias tóxicas, protege o organismo contra atritos através das terminações nervosas e de corpúsculos sensitivos, identificando texturas, formas, sensações de frio, calor, dor e ajuda na termo-regulaçào do corpo por meio de seus vasos, glândulas e tecido adiposo.

Quais os fatores prejudiciais à nossa pele?

Existem vários fatores que podem ser prejudiciais à nossa pele:

- variações ambientais.

- exposição ao sol.

- bronzearnento artificial.

- luzes fluorescentes.

- vento.

- poluição.

- produtos inadequados

- alimentação

- estresse, fumo, álcool,

- disfunções hormonais e emocionais e falta de cuidados diários.

Principais Camadas da Pele:

Epiderme - Camada mais externa da pele, é onde encontramos os melanócitos, células que produzem a melanina, pigmento que dá cor á nossa pele e nos protege dos raios ultravioleta.

Derme - Segunda camada da pele, é onde encontramos as fibras colágenas e elásticas, as terminações nervosas, as glândulas sebáceas e sudorí paras, os vasos sangüíneos e linfáticos, os pêlos e as unhas.

Hipoderme -Camada mais profundada pele, é onde encontramos os adipócitos, células adiposas que são responsáveis pela gordura do nosso corpo

pele 231x300 O que é a pele? Quais os tipos e camadas da pele?

O que é a pele?

Classificação Geral da Pele:

A pele é classificada em diversos tipos de acordo com o grau de umidade, de oleosidadee pelas condições em que se encontra.

Cada tipo de pele tem características diferentes, com vantagens e desvantagens; isto não quer dizer que uma seja melhor do que a outra.

O mais importante são os cuidados diários que cada pele exige, para que possam se manter sempre bem equilibradas, saudáveis e bonitas.

Pele Eudérmica (normal) – aspecto liso e aveludado, é elástica, firme e equilibrada, não tem óstios (poros) dilatados.

Pele Lipídica (Oleosa) – aspecto oleoso e brilhante, é espessa e elástica, apresenta poucas rugas, mas profundas e óstios dilatados.

Pele Atípica (seca) – aspecto farináceo, espessura fina, é pouco elástica, apresenta muitas rugas, mas finas e óstios não dilatados.

Pele Mista - aspecto oleoso na zona T (testa, nariz e queixo) e aspecto normal ou seco nas outras áreas da face.

Obs.: Uma pele pode ser sensível independente desua classificação; devemos dar muita atenção e ter cuidados específicos, é um tipo de pele que fica sensibilizada por qualquer motivo.

Voltar ao início do Corpo a Corpoo

Article by Corpo a Corpo

O Corpo a Corpo.net nasceu com a missão de divulgar saúde e hábitos saudáveis, para que possamos viver melhor e mais felizes. Encontre-nos no Google+

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title="" rel=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>

Curta o Corpo a Corpo.net:

Receba nossas matérias por e-mail

Insira seu e-mail