stat counter

Cuidados básicos para uma pele bonita e saudável.

Como ter uma pele bonita e saudável?

As necessidades da nossa pele só poderão ser supridas quando houver cuidados diários e um tratamento adequado.

É necessária sempre a utilização de produtos certos para cada tipo de pele e para cada problema. O correto para se manter uma pele sempre saudável e bonita é seguirmos uma rotina de cuidados diários que começam à noite, antes de deitar e continuam pela manhã.

1 – Higienizar:

Fundamental para eliminar as impurezas, células mortas, resíduos de maquilagem, para desobstruir os óstios (poros) e para manter a oxigenação da pele. A higienização é um dos processos mais importantes para uma pele bonita.

Produtos para higienizar a pele:

Demaquilantes - limpam a pele mais profundamente retirando todos os resíduos de maquilagem e impurezas da pele.

Sabonetes - limpam a pele mais superficialmente, complementam a ação dos demaquilantes.

Cremes - utilizados para peles secas, contém mais óleo do que água em sua formulação.

Emulsões - utilizadas para peles mistas ou secas.

Loções - utilizadas para peles mistas ou oleosas, contém mais água do que óleo em sua formulação.

Géis - utilizados para peles oleosas e acneicas.

2 – Tonificar:

A loção tônica complementa a limpeza e equilibra o estado ácido do pH da pele. De acordo com a sua formulação, a loção tônica possui também outras ações, como calmante ou como no caso da loção adstringente, que controla a oleosidade excessiva da pele por possuir uma ação vasoconstritora suave, ajudando desta forma na fixação da maquilagem (evitar seu uso em peles sensíveis).

pele bonita Cuidados básicos para uma pele bonita e saudável.

Quer ter uma pele bonita?

3 – Hidratar:

Hidratar é manter o equilíbrio hídrico da pele, ou seja, o hidratante mantém e devolve à pele a umidade natural perdida, provocada por fatores externos como poluição, sol, ar condicionado, etc, deixando-a com aspecto mais bonito e saudável.

Os hidratantes encontram-se em forma de cremes, emulsões, loções ou géis. Devem ser utilizados de acordo com o tipo de pele, como no caso dos limpadores.

A utilização de um hidralante com FPS diariamente é indispensável para a proteção da nossa pele contra raios luminosos em geral (sol, luzes, computador) que podem manchar a nossa pele e até causar câncer de pele.

4 – Nutrir/Regenerar/Potencializar:

Nutritivos - são produtos que dão maior elasticidade à pele, evitam o aparecimento de rugas prematuras, atenuam linhas já existentes, revigoram o sistema celular e regeneram a pele. São encontrados em forma de cremes, loções, cápsulas, seruns (potencializadores) e géis, devendo ser utilizados conformo o tipo de pele e a necessidade de cada pele.

De acordo com sua forma cosmética os nutritivos devem ser utilizados a noite ou podem ser utilizados durante o dia sob o hidratante com FPS e a maquilagem (cápsulas e seruns).

5- Peeling.

E um creme abrasivo, com microgranulos, que provocam uma descamação superficial da pele, eliminando impurezas e removendo células mortas, ajudando assim, na renovação celular.

Deve ser utilizado uma vez por semana após a higienização.

Completar a seqüência com a loção tônica e o hidratante.

Não deve ser utilizado em peles sensíveis, acnéicas, com couperose ou com cicatrizes e em peles que estejam utilizando regeneradores com ácidos ou potencializadores. O profissional de maquilagem pode incluir este tratamento antes da maquilagem.

6 – Máscara Facial:

As máscaras são complementos dos tratamentos faciais. Podem ser encontradas em forma de cremes, géis, pós, plásticas, etc. De acordo com seus princípios ativos podem ser hidratantes, calmantes, nutritivas, adstringentes, descongestionantes ou anti-sépticas.

Devem ser utilizadas uma vez por semana de acordo com a necessidade da pele, após a higienização. Completara seqüência com a loção tônica e finalizar com o hidratante.

O profissional de maquilagem pode incluir este tratamento antes da maquilagem.

Obs.: A área dos olhos necessita de cuidados especiais; deve ser nutrida e protegida durante o dia e à noite. Por ser uma área muito delicada, existem produtos específicos para os olhos (demaquilantes, loções calmantes e descongestionantes para compressa, cremes, etc).

A pele com acne também exige cuidados especiais e permanentes com produtos específicos para seu tratamento, com princípios ativos calmantes, secativos, adstringentes e anti-sépticos.

Resumindo:

Cuidados Diários: Limpar; Tonificar / Adstringir; Hidratar / Proteger (dia); Nutrir (noite).

Cuidados Especiais: Potencializar; Regenerar; Área dos olhos; Pele acneica e sensível.

Cuidados Semanais: Peelings; Máscaras Faciais.

Conclusão:

Todos podemos ter uma pele bonita, saudável e charmosa, para isso, basta cuidados básicos e tratamentos adequados.

Artigos relacionados:

O que é a pele?

Como ter uma pele perfeita?

Voltar ao início do Corpo a Corpo

 

Article by Corpo a Corpo

O Corpo a Corpo.net nasceu com a missão de divulgar saúde e hábitos saudáveis, para que possamos viver melhor e mais felizes. Encontre-nos no Google+

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>

Curta o Corpo a Corpo.net:

Receba nossas matérias por e-mail

Insira seu e-mail