stat counter

Qual o melhor óleo para cozinha?

Qual é o melhor tipo de óleo para cozinhar?

Com tantas opções que encontramos nas prateleiras, fica difícil saber qual é a mais indicada para a nossa saúde. Confira a diferença de cada um deles e viva saudável!!

oleo de cozinha 290x290 Qual o melhor óleo para cozinha?

Qual o melhor óleo de cozinha?

Óleo de canola.

É um dos mais saudáveis que existem, pois tem elevada quantidade de ômega-3, que reduz os triglicerídeos e controla a arteriosclerose. Além disso, é rico em vitamina E, poderoso antioxidante que combate os radicais livres, e em gorduras monoinsaturadas, que reduzem o LDL (colesterol ruim), e possui o menor teor de gordura saturada de todos os óleos vegetais.

Óleo de linhaça.

Rica em ômega-3, uma gordura que previne e auxilia no tratamento de várias doenças inflamatórias e cardíacas. Já que esse nutriente não está amplamente distribuído na maioria dos alimentos que consumimos no dia a dia, o complemento com óleo de linhaça na dieta é fundamental. Não deve ser muito aquecido, pois perde as suas propriedades nutricionais.

Óleo de gergelim

A composição varia entre 46% e 56% de ácidos graxos insaturados, como oleico (47%) e linoleico (41%). Isso faz do óleo de gergelim um alimento de excelente qualidade nutricional, pois os ácidos graxos insaturados reduzem o colesterol sanguíneo e o risco de doenças cardiovasculares e processos inflamatórios.

Óleo de coco

Recentes estudos com o óleo de coco virgem mostraram seus efeitos benéficos na redução de colesterol total e LDL, aumento de HDL (colesterol bom), indução da saciedade, perda de peso e melhora da resistência insulínica em pacientes com diabetes tipo 2. Deve ser usado em pratos frios.

Óleo de Girassol

Com vitaminas A, D, E e do complexo B, minerais como zinco e magnésio, além de ácidos graxos insaturados, como o ômega-6. É muito eficaz na redução dos níveis de colesterol sanguíneo e da pressão arterial, sendo benéfico na prevenção de doenças cardiovasculares.

Óleo de amendoim

Com ômega 9 uma gordura essencial ao organismo e reconhecida por suas funções de proteção cardiovasculares e redução do LDL. Devido à sua composição, esse óleo auxilia na redução de lipídios totais no organismo, recomendado para quem possui colesterol alto.

Fonte: Viva Saúde

Artigos relacionados:

O poder das Castanhas

O poder da farinha de uva

O poder das Sementes

O poder das fibras

A importância das fibras

Melão, o grande inimigo das toxinas

O poder do limão

O poder do Gergelim

Voltar ao início do Corpo a Corpo

Article by Corpo a Corpo

O Corpo a Corpo.net nasceu com a missão de divulgar saúde e hábitos saudáveis, para que possamos viver melhor e mais felizes. Encontre-nos no Google+

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title="" rel=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>

Curta o Corpo a Corpo.net:

Receba nossas matérias por e-mail

Insira seu e-mail