stat counter

Qual a importância dos minerais para o organismo humano?

Minerais:

Os alimentos fornecem grande parte dos minerais de que o corpo humano necessita.

Os mais importantes são:

- ferro

- cálcio

- fósforo

- magnésio

- sódio

- cloro

- potássio.

PS. Pequenas quantidades de flúor, iodo, cromo, cobalto, cobre, manganês, enxofre e zinco também têm um papel importante na manutenção do organismo.

minerais Qual a importância dos minerais para o organismo humano?

A importância dos minerais.

Qual a função dos minerais?

Os minerais têm três funções básicas.

Em primeiro lugar, dão a matéria-prima para a constituição de ossos e dentes, como por exemplo o cálcio, o fósforo e o magnésio.

Segundo, controlam a composição das células e dos fluidos orgânicos. Sódio e cloro são necessários ao sangue; potássio, magnésio e fósforo, às células.

Terceiro, ativam as enzimas e proteínas, deixando que a energia do organismo seja liberada e usada. Assim, o magnésio funciona como um agente na utilização da vitamina C e do cálcio; já o ferro é o mineral mais importante para a formação dos glóbulos do sangue. Se o seu cardápio é bem equilibrado, você não deve se preocupar, porque seu corpo está recebendo todos os minerais necessários. Porém, quando a dieta é imperfeita ou o organismo está lutando com uma doença qualquer, às vezes aparece uma deficiência de certos minerais, principalmente ferro, cálcio e iodo.

Uma pessoa acostumada a uma dieta carente de ferro chega a ficar com anemia; a insuficiência de cálcio enfraquece dentes e ossos e aumenta a tensão pré-menstrual; a falta de iodo costuma gerar o bócio (papo), uma hipertrofia da glândula tireóide.

Deficiências de sódio e cloro, encontrados no sal e eliminados pelo suor, causam cãibras musculares.

Voltar ao início do Corpo a Corpo

 

Article by Corpo a Corpo

O Corpo a Corpo.net nasceu com a missão de divulgar saúde e hábitos saudáveis, para que possamos viver melhor e mais felizes. Encontre-nos no Google+

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>

Curta o Corpo a Corpo.net:

Receba nossas matérias por e-mail

Insira seu e-mail
Optimization WordPress Plugins & Solutions by W3 EDGE