stat counter

Os benefícios do maracujá.

Os benefícios do maracujá para a saúde.

Poucas frutas no Brasil são tão consumidas como reguladoras da saúde quanto o maracujá. Diferentemente de outros frutos saborosos, cuja ação costuma ser específica, o maracujá tem diversos benefícios, inclusive sua flor, também chamada de flor-da-paixão.

Mas é a sua polpa a parte mais apreciada. Composta de sementes pretas cobertas de uma substância esverdeada ou amarelada, ligeiramente ácida e de aroma acentuado, a massa do maracujá rende um suco que pode ser consumido como refresco ou ser empregado no preparo de pudins, sorvetes, geléias, compotas e, claro, na famosa e tradicional batida de maracujá.

No organismo, os benefícios do maracujá são notados, funciona como regulador do sistema circulatório e no combate à hipertensão. Graças à presença de vitaminas do complexo B e sais minerais como ferro e fósforo. Além disso, contém uma substância chamada passiflorina ou maracujina, que tem propriedades sedativas que atuam como calmante e relaxante. O melhor: não é prejudicial porque não causa dependência.

Estima-se que existam cerca de 300 a 580 espécies de maracujá distribuídas pelas regiões tropicais e subtropicais do mundo. No Brasil, já foram encontradas aproximadamente 150 espécies – a maioria para fins ornamentais e cerca de 60 produzindo frutos comestíveis.

Entre as mais comuns, destacam-se: maracujá-cobra, maracujá-da-serra, maracujá-marmelo, maracujá-melão, maracujá-peroba, maracujá-guaçu, maracujá-pedra, maracujá-mirim, maracujá-de-capoeira etc.

maracuja Os benefícios do maracujá.

Os benefícios do maracujá.

Como escolher o maracujá?

Para consumo, saber escolher a fruta certa pode trazer o prazer do suco mais saboroso. Especialistas recomendam que o melhor maracujá para o consumo é aquele que tem a casca lisa e firme, brilhante e de cor amarela. Essas características indicam que o maracujá já está bem maduro. Neste caso, em geral, tem mais polpa do que quando sua casca ainda está lisa. Deve-se prestar atenção para evitar frutos com furos provocados por insetos, rachaduras ou machucados.

Uma dica importante na hora da escolha da fruta na feira ou no supermercado é pressionar o extremo oposto ao cabo da fruta madura. Se ceder à pressão dos dedos, mas sem que se rompa a casca, está ideal para consumo. Outra praticidade da fruta é a sua durabilidade. Uma vez que a casca é grossa, a polpa fica bem protegida, podendo ser conservada durante vários dias dentro ou fora da geladeira, desde que o ambiente seja fresco e seco.

Quando a fruta está amadurecendo, ou já está madura, o melhor é guardá-la na gaveta da geladeira, longe do congelador. O suco pode ser guardado por vários dias se engarrafado em recipiente de vidro bem fechado. O líquido pode durar mais se não for colocado em vasilhame de plástico ou de outro material que não seja vidro. Nesses casos, as embalagens alteram o sabor – como acontece com outras frutas.

Não é muito comum se consumir o maracujá ao natural. Mas, caso queira, basta cortar ao meio e retirar a polpa com uma colher. Depois, acrescenta-se açúcar e come-se sem mastigar as sementes.

Como fazer suco de maracujá?

Existem duas maneiras de se fazer suco: com o garfo ou com a ajuda do liqüidificador. No primeiro caso, deve-se bater a polpa com um garfo até que as sementes se separem da substância translúcida. Depois, passe a polpa numa peneira.

Para quem preferir a comodidade do liqüidificador, deve-se ligá-lo e desligá-lo várias vezes para que as sementes não sejam trituradas. Depois, é só coar com uma peneira e acrescentar água e açúcar.

Voltar ao início do Corpo a Corpo

Article by Corpo a Corpo

O Corpo a Corpo.net nasceu com a missão de divulgar saúde e hábitos saudáveis, para que possamos viver melhor e mais felizes. Encontre-nos no Google+

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title="" rel=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>

Curta o Corpo a Corpo.net:

Receba nossas matérias por e-mail

Insira seu e-mail