stat counter

Carne X Vegetal, qual a diferença da proteína animal para a vegetal?

Proteina Vegetal X Proteína Animal

Tanto a carne, como os grãos e castanhas são alimentos que oferecem proteínas e nutrientes necessários para nosso dia a dia, apesar disso, saiba que existem diferenças significativas entre a proteína presente nos alimentos de origem vegetal e de origem animal.

Proteínas possuem aminoácidos em sua composição. Precisamos de oito aminoácidos por meio da alimentação para que o organismo consiga produzir as proteínas que necessitamos.

Proteína animal

A proteína animal é considerada pelos nutricionistas como uma proteína  completa, completa principalmente por conter todos os aminoácidos essenciais em sua composição. Mas como nem tudo é perfeito, ao mesmo tempo que ela fornece os 8 aminoácidos essenciais que necessitamos, ela também oferece um excesso de gordura saturada.

Na classe de proteínas de origem animal podemos considerar, o peixe, carnes vermelhas, ovos e laticínios em geral.

Para quem adora comer uma carninha, o ideal é que priorize os alimentos com baixo teor de gordura, para evitar o excesso de gordura saturada e aumento da taxa de colesterol. Consuma carnes magras e leite desnatado.

carne X legumes 290x267 Carne X Vegetal, qual a diferença da proteína animal para a vegetal?

Carne X Vegetais

Proteína Vegetal

Os vegetais possuem a grande vantagem de não possuir gordura saturada, mas a grande desvantagem de não ter em sua composição alguns dos aminoácidos essenciais.

Por isso é de extrema importância que os vegetarianos consumam diariamente mais de uma fonte de proteína. Pois normalmente o que não está presente em um alimento você encontra no outro.

Por exemplo, o nosso arroz com feijão, tão comum nos lares brasileiros se trata de uma combinação muito feliz, pois o  arroz é pobre em metionina, mas possui riqueza em lisina, já o feijão é rico em metionina e pobre em lisina, então um se torna complementar para o outro.

Normalmente, a falta de um aminoácido em um vegetal pode ser compensando consumindo outro. O importante é saber que não existe aminoácido que não pode ser encontrado nos vegetais, portanto, varie o cardápio e inclua diversas fontes de proteína vegetal. O arroz com feijão pode ser consumido diariamente, pois além de sua feliz combinação de aminoácidos, ainda oferece vitaminas e carboidratos.

Conclusão

Não importa o que você seja. Vegetariano, carnívoro, ou o que lhe convier, o importante é que mantenha uma dieta equilibrada, com teor de gordura saturada reduzido e todos os aminoácidos necessários para uma vida saudável e feliz.

Artigos relacionados:

Conheça o Poder do alho

Conheça o poder do limão

O alho e seus nutrientes

O limão e seus nutrientes

O alho na cura de doenças (Parte 1)

O alho na cura de doenças (Parte 2)

A banana para melhorar o astral

Voltar ao início do Corpo a Corpo

Article by Corpo a Corpo

O Corpo a Corpo.net nasceu com a missão de divulgar saúde e hábitos saudáveis, para que possamos viver melhor e mais felizes. Encontre-nos no Google+

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>

Curta o Corpo a Corpo.net:

Receba nossas matérias por e-mail

Insira seu e-mail
Optimization WordPress Plugins & Solutions by W3 EDGE